É verdade que os adultos costumam ensinar aos seus filhos a separar o que é a “hora de brincar” e a “hora de estudar”, muitas vezes imaginando que ao brincar as crianças não estão concentradas e comprometidas com o aprendizado.
Ensiná-las que a brincadeira e a produção de conhecimento não estão interligadas associa à ideia de que aprender é apenas uma obrigação, que não pode ser divertido. Por isso, incentivar o ensino lúdico traz, comprovadamente, uma série de benefícios para o aprendizado na infância. Confira aqui alguns dos benefícios de incentivar as crianças a aprenderem brincando.
A brincadeira estimula o poder de interação e sociabilidade da criança
A criança começa a brincar no ambiente familiar reproduzindo os gestos dos pais. É nas primeiras brincadeiras que as crianças, mesmo antes de aprenderem a falar, encontram uma forma de se expressar e interagir com o outro.
A brincadeira produz uma série de consequências positivas no processo de evolução neuropsicológica da criança. Este processo, segundo a escritora Vera Barros de Oliveira, “Introduz a criança de forma gradativa, prazerosa e eficiente ao universo sócio-histórico cultural; abre caminho e embasa o processo de ensino/aprendizagem favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade”.
A brincadeira é a maneira mais atrativa para a criança interagir, criar laços e desenvolver a sua comunicação.
Ao brincar a criança aprende sobre regras e comportamentos morais
Outro ponto muito importante é que as brincadeiras são uma forma de ensinar às crianças sobre comportamentos morais, ao passo que estabelecer regras dentro de uma brincadeira faz com que a criança compreenda a importância de segui-las para o andamento da atividade.
Aliás, é através dos jogos e das brincadeiras que a criança passa a compreender melhor a relação entre o ganhar, o perder e o esperar a sua vez, lições muito importantes para que a criança aprenda a conviver bem em sociedade.
Aprender brincando auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor
Ao propor brincadeiras e jogos em sala de aula ou em casa estamos estimulando o desenvolvimento da concentração, criatividade e raciocínio da criança. Cada tipo de jogo pode estimular uma ou mais habilidades específicas.
Quando a criança brinca com materiais como massinha, cola, tesoura, tinta, lápis de cor ela está desenvolvendo suas habilidades psicomotoras e sua percepção visual.
Mas e quando o assunto é tecnologia?
Estabelecer limites no uso de aparelhos eletrônicos por crianças é fundamental para o uso saudável, mas encarar essas tecnologias como “inimigas” do aprendizado é uma visão ultrapassada.
Segundo o artigo O Brincar e o Aprender na Educação Infantil, de Luziana Santos e Cristina Santos, “A tecnologia não determina ou condiciona a forma de aprender, portanto, se faz necessário lançar mão de algumas técnicas que facilitam a sua utilização, sem perder de vista a ludicidade, porque respectivamente, é ela que irá proporcionar que a criança entre em contato com os mais diversos conhecimentos.”
Com isso podemos concluir que, quando supervisionado por um responsável ou professor, as tecnologias além de agregar ao desenvolvimento das crianças são ótimas ferramentas para introduzir conteúdos lúdicos na aprendizagem.
A Infoped acredita no ensino através das brincadeiras. Por isso apresentamos as mais diversas formas de aprender e brincar através das nossas tecnologias educacionais.
Temos como objetivo trazer o lúdico às salas de aula e estimular o desenvolvimento cognitivo e psicomotor através de uma metodologia inovadora que desperta o interesse das crianças.
Agora que você já viu por que devemos estimular a associação entre brincadeiras e aprendizagem, confira como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo clicando aqui.
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