A tecnologia como auxiliadora no ensino da preservação da água

Segundo um levantamento realizado pelo World Resources Institute (WRI), 3,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo deverão sofrer com a escassez de água em 2040.

Muitos pais e mães se preocupam com estado de preservação do meio ambiente que seus filhos encontrarão no futuro. Com a crise hídrica e as constantes faltas de água, é difícil pensar que as próximas gerações não sofrerão ainda mais com os impactos ambientais.

Para minimizar os danos da crise hídrica e garantir a qualidade de vida no futuro é preciso agirmos no agora, principalmente no que diz respeito a estimular o pensamento crítico das próximas gerações. Para que isso seja possível, é fundamental que se invista na educação da preservação da água nas escolas.

O ensino da preservação da água nas escolas

Ao aprender sobre a cultura de preservação da água as crianças são ensinadas sobre o ciclo da água, como ela é vital para o meio ambiente e como ela pode ser reutilizada. Estes ensinamentos básicos já introduzem no raciocínio das crianças que se trata de um recurso esgotável e que preservá-la deve ser um dever coletivo.

O ensino sobre a cultura de preservação da água já é tradição na maioria das escolas, mas pensar em formas de modernizar a metodologia deste ensino também é fundamental para estimular novas ideias e práticas na adoção de medidas sustentáveis. E ­é aí que a tecnologia se insere como importante auxiliadora neste processo.

A importância da tecnologia no ensino da preservação da água

É por meio da tecnologia que engenheiros e cientistas desenvolvem mecanismos para a reutilização, tratamento e preservação da água. Sabendo disso, é preciso pensar: Como podemos trazer inovações tecnológicas para o ambiente escolar para que os alunos sejam estimulados a pensar em soluções para minimizar o desperdício e a escassez de água?

Para solucionar este problema, nós da Infoped unimos o que fazemos de melhor: levar a tecnologia educacional às escolas para ensinar às crianças uma maneira inovadora de aprender sobre a preservação da água. Nesse bimestre, nossas aulas de robótica e programação serão desenvolvidas a partir do tema “Água: como a tecnologia proporciona um uso consciente e responsável”, utilizando protótipos e conceitos tecnológicos.

Este projeto, além de trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula, estimula o pensamento crítico dos alunos através de ações que integram o uso da automação e da mecânica com a preservação do recurso natural, produzindo conhecimento a partir de sua própria vivência com autonomia e criatividade.

Quer saber mais sobre nossos projetos? Então visite nosso site em: www.infopededu.com.br.

Acompanhe a Infoped nas redes sociais para ver como já inovamos a educação de nossas escolas parceiras. Siga nossa página no Instagram: @infopedtec

Até a próxima! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima